15 Superalimentos para incluir no prato e como consumi-los corretamente

Os superalientos são aquelas comidas com alto valor nutricional e que mesmo em pequenas quantidades oferecem uma série de benefícios para a saúde. Sendo assim, confira, abaixo, os pricipais superalimentos populares nas recomendações dos nutricionaistas e aprenda como consumi-los da maneira certa para garantir uma saúde de ferro!

Essas informações foram retiradas do livro 50 superalimentos. 

Açai 

O extrato de açaí é muito rico em antioxidantes e ácidos graxos ômega 3, 6 e 9. Tem inúmeros benefícios para o sistema imunológico, o câncer e a vida sexual.moringa

Moringa Oleífera 

Da moringa é rica em substâncias antioxidantes que favorecem a saúde e combater as doenças degenerativas. Conhece todas as suas propriedades medicinais. Entre todos os benefícios dessa planta ainda também se sabe que a moringa oleifera emagrece e por conta do seu alto valor nutricional ajud no tratamento de uma série de doenças, inclusive, no alívio de dores e ganho de disposição. 

Sementes de Chia 

Não são apenas super-ricas em omega-3, também lhe oferecem cálcio e fibras. Descubra todos os benefícios da chia.

Sementes de Cânhamo

As sementes de cânhamo contêm os 9 aminoácidos que o corpo necessita para a produção de proteínas dequalidade, além de uma grande quantidade de omega-3 e 6.CHÁ MATCHA
Um grande antioxidante rico em polifenóis e vitaminas A, E, K e do grupo B. Quer saber mais sobre o matcha? 

Milho roxo 

O milho roxo é o alimento com mais antocianinas, um poderoso antioxidante. Normalmente recebidas em forma de farinha, mas também pode ser tomado em forma de bebida como chicha morada.

Goji Berry 

Vêm do Himalaia e, durante séculos, as bagas de Goji, estes pequenos rubis vermelhos, têm sido o segredo de uma vida longa e de um sistema imunitário excelente. 

Lúcuma

A lúcuma é benéfica para a saúde intestinal, cuida da nossa pele, é rica em vitaminas do grupo B e um excelente substituto do açúcar branco. Descubra todas as suas propriedades.

Camu camu

É o alimento com mais vitamina C do que conhecemos. Isso o torna um poderoso aliado antioxidante, com muitos benefícios para a nossa saúde.

Açúcar de coco 

Podemos usar o açúcar de coco como o açúcar mascavo, o seu sabor é agradável e não dispara a glicose no sangue. Além disso, contém minerais e vitaminas do grupo B.

Levedura nutricional 

Rica em vitamina B, minerais e aminoácidos, a levedura nutricional é o complemento ideal para qualquer prato.

Baobá

O baobá é um superalimento muito rico em minerais e vitamina C. você Conhece todos os benefícios do baobá. 

Cogumelo Reishi 

A tradição oriental atribui ao reishi a capacidade de nos dar muitos anos de vida. A ciência confirma a sua utilidade para manter a saúde e o bem-estar. Você conhece todos os benefícios do fermento?

Cúrcuma

A cúrcuma é anticangerígena, anti-inflamatória, antioxidante e muito boa para o coração.

Alho

O alho um equilibrado aporte de micronutrientes juntamente com compostos de enxofre e outras sistancias químicas que lhe conferem suas conhecidas propriedades medicinais.

Limão

O limão proporciona uma grande quantidade de vitamina C, junto com minerais como selênio, magnésio, ferro e potássio.

Os superalimentos despertam paixões encontradas. Enquanto alguns os incorporam em suas receitas saudáveis, outros os consideram como uma mera moda.

Vai com o ser humano, toda a novidade faz com tanto entusiasmo em alguns como rejeição em outros. Com os alimentos tem acontecido sempre. Quando as batatas chegaram da América foram consideradas tanto um veneno como a solução para a miséria e escassez.

A história se repete com os chamados "superalimentos", como a lúcuma, as bagas goji, a maca, a moringa e muitos outros. Para uns não são mais do que uma moda, e um produto de marketing; para outros, uma mina de saúde.

Em geral, são alimentos exóticos que a maioria do público não conhece ou está pouco familiarizado com eles. Frequentemente são sementes, frutos ou produtos secos e em pó, que são adicionados em pequenas quantidades a batidos, sumos, saladas ou qualquer receita para melhorar o seu valor nutricional e seus benefícios para a saúde.